‘Cineclube italiano’ exibe filmes recém-lançados do país europeu inéditos no Brasil
Plataforma de streaming do Cine Petra Belas Artes disponibilizará sete filmes ao longo do ano de maneira gratuita
O cinema italiano contemporâneo é destaque de mostra online do Cine Petra Belas Artes, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. A iniciativa deixará disponíveis gratuitamente no canal de streaming do Belas Artes, o À La Carte, filmes italianos recém-lançados por lá e inéditos no Brasil. O Cineclube fica ativo até dezembro, apresentando um total de sete filmes entre comédias, dramas, e até uma animação. Cada produção também será tema de um debate ao vivo. A primeira delas, O Que Será, do diretor Francesco Bruni, já está disponível e fica até o dia 27 desse mês.
O Cineclube italiano e a produção contemporânea do país europeu foram temas de entrevista no programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 21, com a diretora executiva do Grupo Belas Artes, Juliana Brito. Na conversa, ela detalhou como foi feita a curadoria da programação. “A gente está trazendo obras atuais, filmes contemporâneos para a gente dar uma olhadinha no que essa cinematografia tão importante, tão potente, está fazendo nos dias de hoje. São gêneros e histórias diferentes, algumas baseadas em fatos, outras em ficção. Há uma animação e filmes premiados que participaram de grandes festivais antes de terem sua estreia nos cinemas italianos”, resumiu.
Juliana Brito também ressaltou como a ideia de cineclube aproxima o público de temas plurais, comentou as semelhanças entre produções brasileiras e italianas e ainda deu uma prévia da história dos longas selecionados para a mostra. A programação está disponível na plataforma À La Carte, do Cine Petra Belas Artes.
Produção: Alexandre Miranda, Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas