Cognição matemática é tema de palestra no Espaço do Conhecimento
Em evento da semana de ciência e tecnologia, professor Vitor Haase, da Fafich, falará sobre a representação dos números no cérebro
O que as neurociências explicam – ou deixam de explicar – sobre o aprendizado de matemática? Essa pergunta vai nortear a palestra do médico, pesquisador sobre cognição matemática e professor do Departamento de Psicologia da Fafich Vitor Geraldi Haase, que será realizada nesta terça-feira, 24, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade, gratuita, é parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e terá início às 15h.
Em suas pesquisas sobre cognição matemática, Haase avalia as habilidades de processamento numérico e cálculo. Na conversa com o público, ele abordará estudos recentes sobre como os números são representados no cérebro e falará sobre aprendizagem matemática. O professor também estuda a chamada "ansiedade matemática", tema de matéria do Boletim UFMG publicada em 2014.
Norteada pelo tema A matemática está em tudo!, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou nesta segunda-feira, 23, e prossegue até domingo, 29. O Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com o Núcleo de Neurociências (NCC) da Universidade, participa com atividades que mostram a relação do cérebro com os números.
Para todos
No domingo, será realizada a oficina O cérebro em números: matemática para todos, destinada a crianças e adolescentes. Com base em brincadeiras, a atividade buscará respostas para perguntas sobre particularidades, como o número de neurônios existentes no cérebro humano, a relação deles com a inteligência e as conexões que estabelecem entre si. Também serão abordados mitos e verdades sobre os cérebros feminino e masculino, mais especificamente em relação às diferenças que podem influenciar no aprendizado de matemática.
Anualmente, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o intuito de fortalecer a educação científica. Com atividades em centenas de instituições pelo país, o evento está em sua 14ª edição.