Como ensinar escrita para candidatos ao Enem?
Pesquisa da Faculdade de Letras da UFMG buscou responder a essa questão analisando correções em um plataforma online
Quais são as competências de escrita por trás de uma boa redação do Enem? Segundo o Guia da Redação, são cinco competências avaliadas:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3:. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A pontuação atribuída a cada uma delas é igual, mas quando se trata de ensinar a escrita para os alunos, a competência 3, que trata da argumentação, pode ser considerada chave em relação às outras. Essa é uma das conclusões da dissertação “Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso” defendida pela pesquisadora Francine de Souza Andrade no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG. Saiba mais no episódio 13 do Aqui tem ciência.
RAIO-X DA PESQUISA
Título original: “Correção de redações do ENEM em plataforma digital: um estudo de caso”
O que é: a pesquisa buscou entender como corretores de uma plataforma online de redação do Enem podem orientar o ensino da escrita e o desenvolvimento da habilidade argumentativa
Nome da pesquisadora: Francine de Souza Andrade
Orientadora: Vera Lúcia Menezes de Oliveira Coorientador: Luiz Francisco Dias
Programa de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG
Data da defesa: fevereiro de 2019
Financiamento: CNPq