'Aqui tem ciência': como líderes religiosos usam canais de informação
Pesquisadora da ECI revela, em trabalho de doutorado, como informações servem à orientação de fiéis e ações das igrejas
Como líderes religiosos usam a informação para orientar a vida dos fiéis e organizar a igreja? Essa foi uma das questões que nortearam a tese de doutorado de Gilmara de Cássia Machado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Para entender como eles se comportam, quais canais de informação utilizam e quais os objetivos por trás daquilo que eles resolvem divulgar, a pesquisadora fez entrevistas com 12 líderes de igrejas cristãs em diversas regiões de Belo Horizonte. Saiba mais no episódio 20 do Aqui tem ciência.
Esse é o quarto e último episódio da série especial do Aqui tem ciência que traz pesquisas sobre Belo Horizonte em homenagem ao mês de aniversário da capital. O primeiro episódio apresentou pesquisa da Pós-graduação em Administração sobre a influência da questão de gênero no trabalho de grafiteiras. O segundo episódio abordou o papel de catadores de lixo nas decisões sobre gestão e destinação de resíduos em BH. O terceiro episódio foi sobre comportamentos e percepção de risco de motociclistas.
RAIO-X DA PESQUISA
Título original: O comportamento informacional de líderes religiosos em Belo Horizonte
O que é: pesquisa de doutorado que analisou de que forma os líderes religiosos usam os canais e as fontes de informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões dentro das instituições.
Nome do pesquisador: Gilmara de Cássia Machado
Ano da defesa: 2019
Programa de Pós-graduação: Ciência da Informação
Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa
O episódio 20 do Aqui tem ciência teve apresentação e produção de Luana Lima, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Tiago França. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento.
A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.