Ensino

Crescimento e interação: 28ª Semana da Graduação teve encontros e apresentação de trabalhos

Editais dos programas de bolsas acadêmicas vêm sendo aprimorados e contribuem cada vez mais para a incorporação de metodologias inovadoras e a permanência qualificada dos estudantes

Milena Resende, da Odontologia: propor estratégias para ajudar os alunos de graduação
Milena Resende, da Odontologia: estratégias para ajudar os alunos de graduação Foto; Carol Carvalho | UFMG

“Participar do programa de monitoria representa um grande crescimento profissional e pessoal porque sou muito tímida e, com o programa, consigo desenvolver essa habilidade de comunicação. E na interação com os alunos você aprende muito também”, disse Érica Lorenza, que cursa Medicina Veterinária e participou da apresentação Monitoria de graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva: fortalecimento da docência coletiva, da qualidade e da inovação do ensino-aprendizagem-avaliação, da 28ª Semana da Graduação, parte da Semana do Conhecimento 2024, que será encerrada hoje, na UFMG.

Para Milena Resende, que cursa Odontologia, estar no programa de monitoria é uma oportunidade muito válida durante a graduação para planejar o futuro, caso ela continue na iniciação à docência. É, também, uma forma de sair da posição de estudante para “interagir mais com os professores, com a equipe docente e propor estratégias para ajudar os alunos durante a graduação”. Milena apresentou o projeto Estratégias de mediação pedagógica para ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino-aprendizagem do Programa de Monitoria de Graduação, do Departamento de Odontologia Social e Preventiva.

As estudantes participaram ontem (quinta, 23), no CAD 3, da seção de apresentação dos projetos dos Programas de Bolsa da Graduação. Trinta e seis dos 157 projetos submetidos foram selecionados. Houve ainda encontros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), do PET MEC e do PET Saúde. O evento, parte da Semana do Conhecimento, é excelente oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido nos projetos.

A Semana
Na Semana da Graduação, são compartilhados os resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito dos programas institucionais e governamentais de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e destinados ao aprimoramento do ensino de graduação na UFMG.

“A partir da aprovação, pela Câmara de Graduação, em janeiro de 2021, das Diretrizes para Projetos de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFMG, os editais dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd vêm sendo aprimorados e contribuem cada vez mais para a incorporação de metodologias inovadoras no ensino de graduação e com a implantação de ações que favoreçam à permanência qualificada dos estudantes”, revelou o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. “Como consequência, também observamos uma crescente qualificação nos trabalhos apresentados no âmbito da Semana de Graduação, em sintonia com a política da Prograd de valorização do ensino como dimensão acadêmica de produção de conhecimento.”

Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, destacou, entre as novidades, que os programas de bolsas governamentais – PET-MEC, Pet-Saúde, Pibid e PRP – deixaram de ser espaços de apresentação e seleção de projetos e passaram a promover encontros nos quais são discutidos projetos em andamento, melhorias e até mesmo a identidade desse programa dentro da Universidade. A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd fez a abertura de todas as salas temáticas mostrando as ações e os espaços de participação oferecidos pelo Giz, destinados tanto aos docentes quanto aos discentes.

Avaliação
Os resumos e vídeos dos projetos inscritos para a Semana foram avaliados por bancas virtuais compostas por três professores. Os selecionados nessa primeira etapa se apresentam nas salas temáticas durante a Semana da Graduação e, novamente, passam por avaliação, desta vez presencial, e também por uma banca com outros três professores. “O formato possibilitou que todas as 21 unidades da UFMG fossem contempladas para apresentação presencial”, conta Fabiane Ferreira.

Este ano, essa avaliação aconteceu com os Programas de Monitoria da Graduação (PMG), de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), de Imersão Docente (PID) e de Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG). Seis trabalhos serão escolhidos como Destaque Acadêmico. A premiação será na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, na tarde de hoje (25 de outubro, a partir das 14h), no Auditório da Reitoria.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 e 3409-6453.

Carol Carvalho | Setor de Comunicação da Prograd