CT Terapias busca voluntários para avaliar eficácia de medicamentos contra covid e influenza
Estudo coordenado pela UFMG vai monitorar os participantes durante 120 dias
O CT Terapias – uma das unidades institucionais de tecnologia e inovação abrigadas no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) – está recrutando voluntários de 18 a 50 anos de idade para um estudo clínico sobre covid-19 e influenza. O objetivo da pesquisa é avaliar a eficácia dos medicamentos que são recomendados atualmente contra essas doenças.
Os participantes serão submetidos a testes rápidos e serão medicados. É necessário que eles tenham apresentado, nos quatro dias anteriores à inscrição, sintomas como febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal (coriza) e dores no corpo.
O voluntário preencherá formulário e será entrevistado com vistas à apuração de histórico de doenças e de vacinação e à identificação de alguma comorbidade que impeça sua participação. Ele será acompanhado durante 120 dias, período em que será submetido a exames como eletrocardiograma e, no caso de mulheres com potencial para engravidar, ao beta hCG.
Monitoramento
"Durante a primeira semana, o paciente será acompanhado diariamente por enfermeiros e médicos. Serão realizadas coletas domiciliares de sangue em quatro datas. Qualquer efeito adverso será tratado precocemente, e o paciente poderá acionar a equipe sempre que precisar", informa o professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), coordenador do CT Terapias.
Os interessados devem comparecer ao Centro de Saúde Jardim Montanhês (Rua Leopoldo Pereira, 407, Jardim Montanhês), de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (31-99509-7634).