'Delicadeza' e 'fúria': Fale recebe nova edição de ciclo de conferências sobre poesia
Evento vai promover reflexões sobre a relação com a política no contemporâneo
Na próxima semana, de segunda a quarta-feira (14 a 16), a Faculdade de Letras (Fale) recebe a segunda edição do ciclo de conferências Poesia e experiência, que neste ano se concentra nas relações entre poesia e política no contemporâneo. As atividades serão realizadas no auditório 1007.
Guiado pelo tema A delicadeza e a fúria, o evento vai reunir depoimentos e leituras de autores, intervenções críticas e debates. Estão confirmadas as participações dos poetas Lu Menezes, Fabiano Calixto, Guilherme Zarvos e Mônica de Aquino.
A organização do evento é do professor Gustavo Silveira Ribeiro, da Fale, em parceria com a suíça Prisca Agustoni, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrada é gratuita e aberta ao público.
Programação
A abertura será às 10h da segunda-feira, com a mesa Bordados, costuras, conceitos: diálogos com Lu Menezes. No mesmo dia, às 19h, será realizada a mesa O sujo som das cidades: a poesia de Fabiano Calixto.
Na terça-feira, a programação começa com conversa sobre Pensar/escrever a poesia: olhares sobre o presente. Em seguida, às 14h, será a vez de Políticas do desejo (a plenos pulmões): a poesia de Guilherme Zarvos.
No mesmo dia, às 18h, haverá uma sessão de leituras públicas, e às 19h, lançamento de livros, com a presença dos autores.
No último dia do ciclo, quarta-feira, às 10h, será realizada a mesa-redonda Estratégias de destruição: a poesia de Mônica de Aquino; em seguida, o tema será Poesia e pensamento (abstrato) – literatura e filosofia e Lu Menezes.
A programação e outras informações sobre o evento podem ser encontradas na página no Facebook.
Participarão do evento pesquisadores da PUC-Rio, da USP, da UFJF, da UFRJ e da própria UFMG, além de especialistas de fora da academia.