Dia dos Namorados: Universo Literário discute visões sobre o amor a partir de bell hooks
Autora do prefácio de ‘Tudo sobre o amor’ reflete sobre o pensamento da intelectual feminista estadunidense na obra publicada originalmente em 2000
O amor é tema constante na literatura, no cinema e em outras formas de arte. No domingo, 12, comemoramos o Dia dos Namorados no Brasil. Essa data de origem comercial tem um significado muito colado ao amor romântico e às relações entre casais, que costumam fazer programas especiais e declarações no dia 12 de junho. No programa Universo Literário dessa segunda, 13, o amor foi abordado sobre perspectivas que vão além dos relacionamentos afetivos entre casais, englobando também relações como as amizades e a família. bell hooks, uma das grandes intelectuais feministas negras do nosso tempo, morreu em dezembro do ano passado, mas deixou uma vasta obra não só ligada à questão racial, mas a temas diversos. A reflexão sobre o afeto partiu de seu livro Tudo sobre o amor: novas perspectivas, no qual questiona como podemos definir esse sentimento.
Para a autora estadunidense, classificar excessivamente o significado dele dificulta o entendimento. Na contramão do senso comum que entende o amor como sinal de fraqueza e irracionalidade, hooks defende que ele é, mais do que apenas um sentimento, uma ação transformadora. E essa postura é capaz de transmutar a descrença, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam a cultura ocidental. A teórica defende que só construindo uma ética amorosa, a sociedade vai conseguir se construir de maneira igualitária, com base na justiça e no bem estar coletivo. Para refletir sobre o amor e as concepções de bell hooks em relação ao tema, o Universo Literário convidou a professora, historiadora e autora do prefácio à edição brasileira de Tudo sobre o amor: novas perspectivas, Silvane Silva.
Tudo sobre o amor: novas perspectivas, de bell hooks, é uma publicação da editora Elefante e pode ser encontrada nas livrarias físicas e virtuais. Para acompanhar o trabalho da nossa entrevistada, a professora e historiadora Silvane Silva, siga o perfil dela no Instagram.
Neste mesmo dia, o programa Universo Literário veiculou também 'Dedicatórias Literárias', mensagens de afeto registradas em livros garimpados nos sebos do Edifício Maletta, Belo Horizonte.
Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas