Diretores de fotografia se unem em criação de revista digital dedicada à cinematografia nacional
Batizado 'Revista Iris', projeto é de acesso gratuito, trimestral e publicado em formato on-line
Foi lançada neste ano a revista Iris, dedicada à fotografia no cinema brasileiro. O projeto é de acesso gratuito, trimestral e publicado em formato on-line, com o envolvimento de diversos nomes do audiovisual nacional. Cada edição apresenta relatos de seis diretores de fotografia, que exploram suas experiências em longas-metragens de ficção, séries, curtas-metragens, documentários, comerciais e videoclipes.
A revista foi criada na esperança de atender a uma carência de intercâmbio de informações na produção nacional. O projeto conta também com a produção de matérias especiais e conteúdos-extra, veiculados nas redes sociais e em formato podcast.
Nesta quarta-feira, 3, o diretor de fotografia e coordenador de publicações da Iris, Azul Serra, participou do programa Noite Ilustrada, apresentado por Luiz Fernando Freitas, e deu mais detalhes sobre o projeto.
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
O conteúdo já publicado pela Iris está disponível gratuitamente no site da revista. A edição mais recente do projeto conta com a participação de nomes como Adrian Teijido, diretor de fotografia do filme Marighella, e Fabio Politi, envolvido na produção de videoclipes.
(Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)