Disponível para testes nova base de dados das áreas de química, biológicas e afins
Com base na avaliação de pesquisadores, SciFinder-n poderá ser assinada pela Capes na próxima renovação de contrato
Está disponível para testes, até 31 de dezembro, a base de dados SciFinder-n, nova ferramenta que possibilita buscas em artigos científicos, patentes e casos clínicos e disponibiliza novos recursos e conteúdos, como formulações farmacêuticas indexadas, metodologias sintéticas, acesso livre a patentes, entre outras.
O teste servirá para que os pesquisadores brasileiros avaliem a nova plataforma. Caso aprovada, a Capes poderá incluir sua assinatura na próxima renovação de contrato, que hoje conta com a versão Web do SciFinder. Na UFMG, a gestão do serviço está a cargo da biblioteca do Departamento de Química.
No SciFinder-n, novas ferramentas e conteúdos estão disponíveis, como acesso a íntegras de documentos de patente de mais de 60 escritórios mundiais, outros filtros de buscas, formulações indexadas, além de uma ferramenta de retrossíntese preditiva e experimental. As áreas de química, ciências farmacêuticas, biológicas, geologia, biomedicina e relacionadas são as maiores privilegiadas.
Os usuários do SciFinder Web poderão utilizar os mesmos login e senha para acessar o SciFinder-n, que pode ser conectada de qualquer dispositivo remoto. Aqueles que não possuem credencial de acesso à ferramenta devem seguir o passo a passo descrito neste tutorial para providenciá-la.
Treinamento
Nos dias 3, 10 e 17 de novembro serão realizadas sessões on-line de apresentação e capacitação para uso da plataforma. Para participar, é necessário se inscrever clicando no link do dia de sua preferência. Os treinamentos serão gravados, e os vídeos ficarão disponíveis na página da Biblioteca da Química.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail biblio@qui.ufmg.brou pelo telefone (31) 3409-5702.