Edição 02/08/2012 Jornal UFMG
De olho na cidade: Municípios mineiros podem ficar sem dinheiro para tratamento de lixo. Isso porque hoje é o último dia para que cidades brasileiras apresentem seus Planos Municipais de Gestão Integradas de Resíduos Sólidos e apenas 10 por cento das cidades mineiras estão com os projetos prontos. Ouça reportagem de Mariana Gonçalves.
Saúde: Sobe para 21 o número de mortes em Minas Gerais por gripe A ou H1N1. Já são cinqüenta e dois casos foram confirmados no Estado de janeiro a agosto de 2012. No mesmo período do ano, as estatísticas eram bem inferiores: apenas quatro casos e uma morte. Dados foram divulgados nesta quarta-feira, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Ouça reportagem de Laura Marques.
Política: Contagem regressiva para o julgamento do mensalão. Começa daqui a pouco, às 14h no STF, Supremo Tribunal Federal, o julgamento de um dos maiores escândalos políticos dos últimos tempos. Além de todos esses componentes, o julgamento do mensalão se torna ainda mais polêmico porque acontece em um ano eleitoral. Como a previsão é de que todo processo dure até dois meses, o resultado só deve sair no final de setembro. Portanto, às vésperas do pleito municipal, que acontece no dia sete de outubro. Quem analisa esse cenário é o mestre em Ciências Políticas pela Universidade Brasília Cristiano Noronha. A entrevista foi concedida à jornalista Paula. Ouça.
Cobertura Londres: O assunto de hoje são os casos de racismo que marcam os jogos londrinos. Até agora, esta edição das Olimpíadas têm três situações em que atletas foram discriminados. Uma delas, inclusive, aconteceu nesta semana com a judoca brasileira Rafaela Silva, que foi alvo de xingamentos racistas pelo microblog twitter, depois de ser desclassificada de uma luta. Ouça reportagem de Terêncio.