Edição 04/01/2012 Jornal UFMG
Enem 2012: Justiça Federal no Ceará determina acesso imediato às provas de redação corrigidas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio de 2012. O Ministério Público Federal no Ceará e em Alagoas entraram com ação em caráter de urgência para garantir que a redação possa ser acessada pelos estudantes antes da inscrição no Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que começa na próxima segunda. Ouça reportagem de Laura Marques.
Economia: O novo salário mínimo R$ 678 vai resultar num impacto de mais de um bilhão de reais nas prefeituras em todo o pais. Muitos gestores municipais já estão preocupados em como arcar com as despesas do funcionalismo municipal pois a maior parte deles estão dentro dessa faixa salarial. Esse é o tema de hoje da série especial sobre salário mínimo. Ouça reportagem de Soraya Fideles.
Política A: Márcio Lacerda deve enfrentar dificuldades na relação com a Câmara dos Vereadores neste segundo mandato. Esta é a avaliação do professor do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, Carlos Ranulfo, na coluna sobre política desta sexta. Ele analisa a composição da nova Câmara dos Vereadores e a reeleição de Léo Burguês, do PSDB para a presidência da casa. Ouça entrevista concedia ao jornalista Vinicius Luiz.
Política B: O prazo para a inclusão de todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola se encerra em 2016, último ano do mandato dos prefeitos que assumiram seus cargos nesta semana. Em Belo Horizonte, quase 10 mil pais aguardam vagas em Umeis e creches conveniadas com a prefeitura. O déficit na educação infantil é o tema da reportagem de hoje da série Desafios dos Prefeitos, exibida em agosto de 2012 e que está sendo reapresentada nesta semana aqui no Jornal UFMG. Ouça Ouça reportagem de Vanessa Bugre.