Edição 08/02/2012 Jornal UFMG
Educação A: A volta às aulas em 2012 começa com mudanças no ensino para alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. Isso porque uma resolução publicada pelo Ministério da Educação no final de janeiro deste ano define novas diretrizes curriculares para o ensino médio de todas as instituições de ensino do país. Entre elas, a integração da educação ao trabalho, à ciência, à tecnologia e à cultura. Ouça reportagem de Juliana Amapá.
Educação B: Apenas 42,8% dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental tem bom desempenho em matemática. Só 53,3 % sabem escrever de acordo com o esperado pela idade e 56,1% escreve satisfatoriamente. É que mostram os resultados da Prova ABC, aplicada em 250 escolas de todo país em 2011. Ouça reportagem de Filipe Sartoreto.
Educação C: Ministério da Educação anuncia nomes de novos secretários da pasta. A Secretaria de Educação Superior, cargo que era ocupado por Luiz Cláudio Costa, vai passar a ser chefiada pelo ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Amaro Lins. O professor Luiz Cláudio Costa assume o comando do Inep substituindo Malvina Tuttman. Sobre essas mudanças no Ministério da Educação, a jornalista Fernanda Sabino conversou com o coordenador do Grupo de Avaliações e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG, professor Francisco Soares. Ouça.
Copa 2014: Fecomércio Minas divulgou avaliação de como o comércio mineiro está se preparando para Copa de 2014. Pesquisa foi feita em 19 cidades no estado candidatas a sub-sede e mostra que 93 por cento de empresários do setor de comércio, bens e turismo consideram lucrativa a chegada de turistas para o Mundial. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.
Meio Ambiente: Quarta-feira é dia de falarmos sobre meio-ambiente. Seis comitês de bacia hidrográfica da parte mineira e o Instituto Bio Atlântica, que vai ser a Agência de Bacia do Rio Doce, firmaram contrato de gestão para a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A assinatura marca o início da implantação da Cobrança do Uso pela Água na bacia. Sobre esse assunto, a jornalista Paula Alkmin conversou com nosso colunista de hoje, professor da Faculdade de Medicina e um dos coordenadores do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer. Ouça.