Edição 09/02/2012 Jornal UFMG
De olho na cidade: Um dia histórico na Câmara de Belo Horizonte. Os vereadores decidem nessa quinta-feira sobre o veto do prefeito Márcio Lacerda ao reajuste de quase 62% dos salários dos parlamentares a partir de 2013. Em ano eleitoral, a tendência é que a maioria feche com o Executivo mas a votação secreta ainda causa suspense sobre o placar final. Ouça reportagem de Soraya Fideles.
Meio Ambiente: A cidade de Belo Horizonte realiza o workshop de apresentação do Congresso Mundial ICLEI 2012, o qual receberá entre os dias 14 e 18 de junho de 2012. O Congresso será uma instância preparatória dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e tem o objetivo de debater o progresso obtido nos últimos 20 anos – pós-Rio 92, entre as cidades, e avaliar o que precisa ser melhorado na busca contínua por cidades mais sustentáveis e ações para o futuro. Ouça reportagem de Satoreto.
Segurança Publica: A greve dos Policias Militares na Bahia reacende uma discussão antiga e complexa: a questão da segurança pública no Brasil e a relação disso com os índices de violência no país. Sobre esse assunto a jornalista Fernanda Sabino conversou com o professor de Ciências Sociais e coordenador do centro de pesquisa em segurança pública da PUC Minas, Luis Flávio Sapori. Ouça.
Economia A: Hotéis de cidades turísticas de Minas Gerais sofrem com queda média de 13 por cento na procura por estadias. Cancelamentos são em decorrência das fortes que atingiram o estado no início do ano. Levantamento, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, foi realizado durante todo o mês de janeiro nos 27 municípios turísticos afetados pelo período chuvoso. Mas segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em algumas cidades essa queda pode chegar a 50 por cento. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.
Economia B: Compradores de veículos usados não precisam mais quitar integralmente o IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. // É que a partir desta quarta-feira fica valendo decisão liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendendo a alteração feita em 1993 à Lei 14 mil 937, que acabava com a opção de parcelamento do pagamento do IPVA, no caso de transferência de propriedade. // Sobre esse assunto eu conversei com o advogado tributarista Eduardo Silveira. Ouça.