Edição 21/02/2012 Jornal UFMG
Carnaval A: Os 45 prefeitos que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais devem entregar um documento ao Governador do Estado, Antônio Anastasia, pedindo a criação de uma polícia especializada em proteção do patrimônio cultural e turístico; além de uma delegacia para tratar unicamente de crimes contra o patrimônio e instalação de unidades do Corpo de Bombeiros em municípios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ouça reportagem de Tacyana Arce.
Carnaval B: Carnaval já está acabando! E muita gente já volta ao batente amanhã, na quarta-feira de cinzas. Mas após quatro dias de festança, para quem passou da conta na hora de beber, é hora de lidar com a conseqüência: a famosa ressaca. Especialista revela qual a melhor receita para se livrar do mal estar. Ouça reportagem de Cássio Teles.
Saúde: Quem também quer evitar a ressaca no pós-carnaval é o setor de saúde. Em números absolutos, a área foi a mais afetada pelo corte de 55 bilhões de reais no orçamento geral da União, anunciado na última semana pelo governo federal. Ao todo a redução para a verba no setor é de cinco bilhões e quatrocentos milhões de reais. Sobre esse assunto acompanhe entrevista com o professor da Faculdade de Medicina da UFMG Antônio Leite “Radique”. A entrevista foi concedida à jornalista Fernanda Sabino. Ouça.
Atualidades: Terça-feira é dia de nossa coluna sobre questões metropolitanas, com o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais da UFMG, o professor Roberto Monte-Mór. Hoje, ele analisa um projeto de lei em tramitação na Assembleia, que prevê a inclusão de dois novos municípios no colar metropolitano de BH: Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo. A conversa foi com o jornalista Filipe Sartoreto. Ouça.
UFMG na Cobertura do Festival de Verão: Associar o nome de uma pessoa que você acabou de conhecer com uma característica dela que comece com a mesma letra. Ou organizar ícones por categoria, por exemplo, em uma lista de compras. Essas são algumas das estratégias ensinadas na Oficina da Memória do Festival de Verão da UFMG para melhorar a memória. O evento chega hoje ao último dia. Ouça reportagem Jessika Viveiros.