Edição 26/04/2012 Jornal UFMG
Educação: O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento de três ações que contestam a legalidade de cotas raciais e sociais em universidades. A corte começou a analisar na tarde de ontem uma das ações, que trata exclusivamente de cotas raciais. Ouça reportagem de Débora Vieira.
Meio Ambiente: Venceu o lobby da bancada ruralista e o novo Código Florestal foi aprovado ontem na Câmara com alterações que favorecem produtores rurais e penalizam o meio ambiente. O governo defendia a aprovação do texto da forma como havia sido aprovado no Senado, mas amargou mais essa derrota. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.
Política: A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira proposta de emenda constitucional que permite ao Congresso sustar decisões do Judiciário. A proposta foi aprovada por unanimidade após articulação de deputados evangélicos e católicos em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal de legalizar o aborto de fetos anencéfalos. Sobre as implicações dessa proposta, conversamos com o professor de direito constitucional da UFMG, José Luiz Quadros. Entrevista concedia à jornalista Fernanda Sabino. Ouça.
Economia: Como você se organiza em termos de orçamento doméstico? Gasta mais do que pode ou consegue controlar seus gastos? Uma pesquisa da Fecomércio, a Federação do Comércio de Minas Gerais, revela que praticamente um em cada quatro consumidores não mantém o equilíbrio nas finanças. Ouça reportagem de Jessika Viveiros.