Edição 27/01/2012 Jornal UFMG
Saúde: Integrantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase fazem ato público na praça Sete, aqui em Belo Horizonte. Objetivo da manifestação é lutar contra o preconceito da hanseníase no Brasil. O país lidera o ranking mundial em número de pessoas com a doença. Filhos de hansenianos separados do convívio dos pais reivindicam indenização do Governo Federal. Ouça reportagem de Juliana Amapá.
Saúde: Pesquisadores da UFMG e do Centro de Pesquisas René Rachou procuram voluntários para testar vacina contra o amarelão. Estima-se que em todo o mundo ocorram mais de meio bilhão de casos da doença que se concentra nas regiões mais pobres e subdesenvolvidas. Ouça reportagem de Cassio Teles.
Atualidades: Arrecadação Federal bate recorde e soma 696 bilhões de reais nos cofres públicos em 2011. Isso representa um acréscimo de 163 bilhões de reais a mais do que foi recolhido em 2010. Mas o Brasil está na última posição de ranking sobre aproveitamento de recursos arrecadados. Sobre este assunto, a jornalista Fernanda Sabino conversou com o presidente do IBPT, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário que realizou a pesquisa, João Elói Olenike. Ouça
Política: Sexta-Feira é dia de falarmos de política. O assunto de hoje são as recentes posturas da presidenta Dilma Rousseff de tomar algumas decisões de maneira mais autônoma com relação ao próprio PT a aos partidos aliados. A troca ministerial que ocorreu no início da semana e a demissão do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Elias Fernandes Neto, são analisados pelo nosso colunista, professor do departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo. A conversa foi com Fernanda Sabino. Ouça.