Edição 30/01/2012 Jornal UFMG
Politica: Em sua primeira visita política à ilha comunista, a presidenta Dilma Rousseff, chega um dia depois que mais de 800 dirigentes do partido comunista se reuniram para buscar alternativas ao apelo do presidente Raúl Castro de aprofundar possíveis mudanças na economia interna. Ouça reportagem de Filipe Sartoreto.
De olha na cidade A: Laudo que aponta possíveis causas de desabamento do edifício Vale dos Buritis na rua Laura Soares Carneiro, no bairro Buritis, deve ser divulgado amanhã pelo Crea MG. Ouça reportagem de Juliana Amapá.
De olha na cidade B: Motoristas de transporte escolar têm até amanhã para submeterem os seus veículos a vistoria semestral da BHtrans. Os 1.769 credenciados devem ser levados para a vistoria para que os seus condutores renovem a autorização para poder continuar prestando o serviço de transporte escolar. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.
Cidadania: Debater questões importantes ligadas aos direitos da população ”trans”, formada por travestis e transexuais, como segurança e respeito. Este é o objetivo de evento que vai ser realizado hoje pelo NUH, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans. Ouça reportagem de Jessika Viveiros.
Haiti dois anos depois: A Presidenta Dilma Rousseff visita nesta quarta-feira o Haiti, dois anos depois que um terremoto devastou o mais miserável país das Américas. O objetivo da visita é reforçar a ajuda do Brasil para a reconstrução do país e discutir o crescimento do número de imigrantes haitianos no Brasil. Mas por que os mais de 2 bilhões de dólares enviados ao país não foram suficientes para reerguer o País? Como reconstruir uma nação se pelo menos 4 milhões de haitianos vivem fora do Haiti? E que papel cabe ao Brasil na reconstrução do Haiti? É o que você confere a partir de hoje na primeira reportagem da série Haiti – Dois anos depois. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.
Educação: Na coluna de hoje, o professor da faculdade de Educação, Luciano Mendes, avalia a parceria anunciada entre Fapemig e Capes que prevê o investimento de 70 milhões de reais ao longo de quatro anos para investimentos em cursos de pós-graduação. O grande destaque é o apoio a pesquisa sobre educação básica. A Ouça.