Mesmo a distância, grupo interdisciplinar de estudantes mantém atuação inovadora
Entre outras soluções, Eita UFMG! desenvolve aplicativos de mobilidade e controle de acesso a espaços físicos
Projetos como o MobiUFMG, aplicativo que exibe a localização dos ônibus que circulam pelo campus Pampulha em tempo real, o UaiKey, solução que integra e gerencia o controle de acesso a laboratórios e salas da Universidade, e o Meliora, que cria ambiente de aprendizagem ativa em sala de aula, são desenvolvidos pelo Espaço de Inovação, Tecnologia e Aprendizado da UFMG (Eita!), cujo objetivo é estimular os estudantes a engajarem-se em projetos de natureza multidisciplinar.
Trabalho em equipe, pensamento crítico e desenvolvimento de habilidades técnicas são alguns dos desafios enfrentados pelos participantes. A receita tem sido seguida à risca, e, mesmo durante a pandemia, o grupo segue comprometido e desenvolvendo projetos de forma remota.
A iniciativa é aberta a qualquer estudante da UFMG. A seleção ocorre semestralmente, e todas as informações sobre o processo são divulgadas no site do Eita!. Na mesma página, também estão disponíveis mais informações sobre os projetos em andamento.
Entrevistados: Elmo Salomão Alves (professor do Departamento de Física), Ary Reis Portes (estudante do curso de Engenharia Elétrica), Larissa Araújo dos Santos (estudante de Engenharia de Controle e Automação), Nander Santos do Carmo (estudante de Engenharia Elétrica) e Jane Elisa Rocha Guimarães (estudante de Física)
Equipe: João Ameno (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)