Em entrevista à UFMG Educativa, pró-reitor de Graduação tira dúvidas sobre o Seriado UFMG
No programa 'Conexões', Bruno Teixeira falou sobre os principais pontos do processo seletivo adicional e respondeu a perguntas de professores e estudantes do ensino médio

Foram abertas hoje as inscrições para o Seriado UFMG, processo seletivo adicional que tem seu primeiro ciclo iniciado em 2025. Sobre o assunto, a Rádio UFMG Educativa entrevistou, na semana passada, o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Ele abordou os principais aspectos relacionados ao processo e esclareceu dúvidas enviadas por áudio por professores e estudantes do Ensino Médio. A entrevista foi concedida à jornalista e apresentadora Luíza Glória, durante o programa Conexões.
O pró-reitor afirmou que as provas do Seriado UFMG, que serão aplicadas em 14 de dezembro, em Belo Horizonte e Montes Claros – onde a UFMG tem seus campi acadêmicos – e mais cinco cidades da Região Metropolitana da capital. A data não coincide com as do Enem nem com exames de seleção das outras universidades públicas de Minas Gerais. Ele enfatizou que os mecanismos de solicitação de isenção da taxa de inscrição estão simplificados e que o Seriado UFMG utiliza os mesmos critérios de ações afirmativas e reserva de vagas do processo Sisu/UFMG.
De acordo com Bruno Teixeira, a redação vai abranger diferentes gêneros textuais, e as provas terão menos questões que as do Enem, por exemplo. O Seriado UFMG foi concebido para estimular reflexão e avaliação crítica, como parte da ênfase da Universidade na formação cidadã, salientou o pró-reitor.
Leia matéria publicada hoje para anunciar a abertura das inscrições.