Livro do Cedeplar indica diagnósticos e alternativas à 'crise de múltiplas dimensões'
Publicação escrita por 37 professores e pesquisadores de ciências econômicas será lançada nesta quarta, em formato digital
O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar) lançará, no dia 5 de setembro, o livro Alternativas para uma crise de múltiplas dimensões. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 14h30 no Bloco de Auditórios da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e será seguido de debate.
Nascido de dois ciclos de seminários organizados pelos professores do Cedeplar em 2016 e 2017 sobre a crise e as alternativas possíveis, o livro reúne 23 capítulos que abordam as múltiplas dimensões da crise em que o país se encontra e as alternativas viáveis para retomar o crescimento de cada setor abordado. A obra é organizada e editada pelos professores Mônica Viegas Andrade e Eduardo da Motta e Albuquerque, diretora e vice-diretor do Cedeplar, e é assinada por 37 professores e pesquisadores dos departamentos de Demografia e de Economia da Face.
“O número extenso de autores contribuiu para que o livro tenha múltiplas visões e interpretações diferentes, trazendo análises profundas escritas por especialistas em cada dimensão. Além de fornecer um amplo diagnóstico da crise, os textos apresentam alternativas que podem ser empregadas em cada setor abordado”, afirma Albuquerque. “Porém, a ideia não é entregar soluções. Articular tudo isso é um exercício que cabe ao leitor”, brinca.
Desafios
A obra parte dos três grandes desafios do desenvolvimento: mudança demográfica, desigualdades sociais e mudanças climáticas. Os capítulos são organizados em temas como macroeconomia, tributação, questões sociais, controversas institucionais, implicações da mudança demográfica, mudanças climáticas e ciências e tecnologias.
O lançamento de Alternativas para uma crise de múltiplas dimensões encerra as comemorações dos 50 anos de fundação do Cedeplar e inaugura também a Coleção População & Economia, que reúne estudos e pesquisas realizados pelo Centro desde 2003, em formato eletrônico e gratuito. O livro estará disponível para download a partir do dia 5 de setembro, no site do Cedeplar.