Em livro, professora da UFMG analisa experiências de leitura adotadas em escolas públicas de BH
Obra escrita por Suzana dos Santos Gomes será lançada nesta terça-feira
A Editora UFMG lança nesta terça-feira, 24 de abril, em Belo Horizonte, o livro Práticas de leitura e capacidades de linguagem na Escola, da professora Suzana dos Santos Gomes, da Faculdade de Educação.
A autora analisa as causas do fracasso escolar no Brasil, que tem a escola pública como principal fonte de formação de leitores. Para isso, ela investigou oportunidades de aprendizagem da leitura construídas por professores e alunos no ambiente de sala de aula nos eventos de letramento.
Duas escolas públicas municipais, localizadas na periferia de Belo Horizonte, foram focalizadas no estudo. O resultado do trabalho é surpreendente e mostra ações pontuais para melhorar os índices de leitura do Brasil, que hoje está entre os últimos países classificados em Leitura, Matemática e Ciência pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE/Pisa).
Segundo Ana Lúcia Amaral, autora do texto de orelha, o livro é indispensável para os atores da escola básica no Brasil: “Como a leitura e a linguagem são imprescindíveis para o sucesso escolar do educando em qualquer disciplina, as práticas de leitura e capacidades de linguagem tornam-se responsabilidade dos professores de todas as disciplinas”.
A obra tem prefácio de Maria Lúcia Castanheira e posfácio de Eliana Amarante de Mendonça Mendes. O lançamento será das 18h às 21h, na Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). O preço do livro é R$ 62.
A autora
Suzana dos Santos Gomes é professora adjunta da FaE/UFMG, onde cursou toda a sua formação: graduação, mestrado e doutorado em Pedagogia. É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) e docente do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação na Linha de Políticas Públicas de Educação. Desenvolve estudos sobre políticas públicas, avaliação e gestão educacional, formação de professores, tecnologias digitais, ensino e práticas de leitura.