Enem 2020: pandemia também desafiou professores
Na quinta reportagem da série especial sobre o Exame, as condições de trabalho dos professores em meio às pressões do ensino remoto
Não foram só os candidatos ao Enem 2020 que tiveram que se adaptar ao ensino remoto. As aulas on-line também desafiaram aqueles que tiveram como missão ajudar os alunos na preparação para a prova: os professores. E não foi fácil. Uma pesquisa com a participação da UFMG mostra que faltou suporte para os docentes e sobraram horas extras de trabalho.
Nas escolas públicas, 40% dos professores relataram não ter recebido nenhuma formação e tiveram que se virar por conta própria para dar aulas. Outro problema é a sobrecarga de trabalho: 8 em cada 10 profissionais afirmam que o número de horas trabalhadas aumentou durante a pandemia. Na rede particular, a pressão sobre os docentes também cresceu e a situação de trabalho ficou mais instável.
A quinta reportagem da série especial sobre o Enem 2020 ouviu professores e especialistas para discutir a situação da categoria.
Amanhã, a sexta reportagem da série especial sobre o Enem 2020 será sobre a versão digital do Exame. A primeira reportagem da série especial sobre o Enem 2020 discutiu a data da prova; a segunda, falou sobre as medidas sanitárias. Já a terceira reportagem trouxe relatos de estudantes sobre como foi a preparação dos estudantes para a avaliação em ano marcado pelo ensino remoto e a quarta, abordou o agravamento das desigualdades socioeconômicas com a pandemia.