Entenda o conflito da Síria
Professor da Unifesp faz um panorama histórico do conflito e também explica porque até o momento nenhuma tentativa de cessar-fogo teve sucesso na região
Professor da Unifesp faz um panorama histórico do conflito e também explica porque até o momento nenhuma tentativa de cessar-fogo teve sucesso na região.
O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al-Hussein, afirmou hoje (07), que a escalada da violência na Síria é catastrófica. Há um mês os conflitos entre forças rebeldes e governo sírio se intensificaram. Os confrontos estão ocorrendo principalmente na região de Ghouta, uma região suburbana nos arredores de Damasco, capital do país. A região está sob o controle dos rebeldes desde o início dos confrontos em 2011 e é palco de uma disputa entre diferentes grupos.
O Centro Sírio de Pesquisas Políticas estima que quase 500 mil pessoas já morreram desde o início da guerra civil. Outras 5 milhões deixaram o país, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Em entrevista à jornalista Paula Alkmim, o professor da Universidade Federal de São Paulo Youssef Cherem explica o conflito no país.