Baja UFMG é a melhor equipe do Brasil em competição 'off road'
Time formado por estudantes da Escola de Engenharia ficou em 13º lugar entre 100 participantes de desafio realizado nos EUA
A equipe Baja UFMG, iniciativa extracurricular da Escola de Engenharia que trabalha com projeto e construção de protótipos de veículos off road, foi a 13ª colocada – entre 100 participantes – da Baja SAE Kansas 2018, disputada em Pittsburgh (Kansas, EUA), no período de 17 a 20 de maio. O protótipo desenvolvido pelos alunos foi um dos três selecionados no Brasil para participar da competição e alcançou o melhor resultado do país. USP e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram as outras equipes brasileiras envolvidas na disputa.
O clima instável no estado do Kansas nos dias de prova deixou a competição ainda mais desafiadora: “Tempestades, granizo e muita lama mudaram a condição da pista de competição que, por ser off road, é formada por valas, pedras, inclinações e troncos”, explica o professor de Engenharia Mecânica Fabrício Pujatti, coordenador do grupo. Pujatti não pôde acompanhar o time, que foi liderado pelo professor Luiz Henrique Jorge Machado, da Engenharia Aeroespacial, durante a competição.
Segundo o coordenador, a equipe alcançou, no sábado, 19, o segundo lugar na prova de aceleração, garantindo uma posição de destaque na principal prova, o enduro de resistência, realizado no domingo, 20. Porém, em razão de uma tempestade, a prova foi reduzida de quatro para duas, e a equipe Baja teve seu desempenho prejudicado por causa da lama.
A Equipe Baja UFMG foi fundada em 1997 e é composta por 27 alunos de diferentes cursos da Engenharia. Eles participam da elaboração do projeto e da construção dos veículos para competições e pilotam os protótipos.