Equipe da UFMG é finalista em competição mundial de inteligência artificial
Drone desenvolvido pela XQuad UFMG foi o único selecionado em toda a América Latina
A XQuad, formada por alunos de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da UFMG, é a única equipe da América Latina a ter se classificado para a final do AlphaPilot, uma importante competição mundial de drones e de inteligência artificial.
A competição AlphaPilot consiste na criação e execução de algoritmos para o funcionamento de drones de alta velocidade. O objetivo final é a criação de drones rápidos e eficientes sem a ajuda de pilotos, que irão competir contra drones de alta performance para mostrar suas habilidades. A próxima fase consiste de múltiplas oficinas a serem realizadas nos Estados Unidos, no próximo mês.
Em entrevista à TV UFMG, o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e um dos coordenadores do projeto, Douglas Macharet, reforça que a pesquisa é o início de um projeto mais ambicioso, que promete retornos valiosos para a sociedade: “o desenvolvimento desses algoritmos permitem que a gente, no futuro, tenha efetivamente veículos autônomos, como os carros autônomos que a gente tem, e que esses drones sejam aplicados em buscas e salvamentos, vigilância, agricultura, monitoramento de áreas”, destaca.
Entrevistados: Douglas Macharet, coord. equipe XQuad UFMG e Maurício Ferrari, pesquisador Ciência da Computação UFMG
Equipe: Júlia Calasans (produção e reportagem); Cássio de Jesus (imagens); Olívia Resende e Pablo Nogueira ( edição de conteúdo). Crédito das imagens de simulação: equipe XQuad UFMG