Caio Evangelista lança livro de prosa poética 'Os negos do outro lado'
Na obra, ele explora os conflitos étnicos e raciais em um quilombo localizado nas proximidades do Rio São Francisco
As memórias das histórias que escutou na infância são o ponto de partida do escritor baiano Caio Evangelista para a criação da narrativa em prosa poética Os negos do outro lado. O livro tem o Rio São Francisco como plano de fundo e explora os conflitos étnicos, raciais e as superstições do Quilombo de Jatobá. A narrativa acompanha a jornada de Raimundo, que leva o leitor às águas do Rio São Francisco, em busca da história do Brasil e dos brasileiros. Na história, há uma série de acontecimentos mágicos ligados às personagens, apresentados num formato que brinca com o teatral e o narrativo.
O programa Universo Literário desta terça-feira, 17, recebeu o professor e escritor Caio Evangelista, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Unesp, autor do livro Os negos do outro lado. Durante a conversa com a apresentadora Michelle Bruck, o escritor contou sobre sua experiência pessoal com a região do Rio São Francisco, o processo de escrita e os temas sociais tratados com a estética do realismo fantástico na obra.
“Quando eu comecei a escrever o livro, eu tinha um pouco menos de autoridade e lugar de fala para falar dessa comunidade quilombola. E nós tivemos várias consultorias para escrever o livro, como a Sabine, que é uma escritora carioca, uma mulher negra, lésbica, doutora em literatura, que leu com esse cuidado, para contemplar essas pessoas que continuam à margem da nossa sociedade”, explicou.
Ouça a entrevista com o escritor Caio Evangelista.
Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael