Escritora Amelina Chaves, do Norte de Minas, celebra 90 anos com lançamento de livro infantil
‘Como e bebo literatura’, afirmou a autora que conta ter conhecido o sertão no ‘cavalo de Guimarães Rosa’
Amelina Chaves é natural de Francisco Sá, no Norte de Minas, e tem quase 8 décadas de dedicação à literatura. A paixão pelos livros, que surgiu ainda criança com a obra de Monteiro Lobato, se transformou em um projeto de vida. Atualmente, a autora é membra da Academia Montes-clarense de Letras e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, cidade onde vive.
Em comemoração aos seus 90 anos, Amelina lança nesta sexta, dia 8, o livro O menino que tinha medo de chuva, voltado ao público infantil e baseado em sua relação pessoal com o envelhecer e a realidade da morte. Em 2019, a autora recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pelo seu trabalho de valorização da cultura do norte mineiro, retratado em muitas de suas obras e parte importante deste novo lançamento.
Nesta quinta-feira, 7, Amelina participou do programa Noite Ilustrada e falou sobre a sua trajetória na literatura, o papel das vivências pessoais e da cultura popular em sua obra e a influência de Guimarães Rosa, o qual ela conta ter compartilhado do mesmo “cavalo”. “Fiz faculdade montada na garupa de Rosa, aprendendo o sertão”, compartilhou. Prestes a completar 90 anos, a escritora também abordou questões sobre a complexidade da vida, a morte, a maternidade e contou como se mantém em plena atividade. “Participo muito de concurso literário, tenho vários prêmios literários pelo Brasil todo. Eu olho, todos que aparecem eu estou participando, já ganhei alguns. Então, é o que eu falo , assim, popularmente: Eu como e bebo literatura. Sempre estou muito ligada. Porque hoje o povo não liga. Uma palavra curiosa que eu vejo que eu não sei, eu escrevo na mão pra ver no dicionário depois. Eu sou curiosa, sempre aprendendo”, afirmou.
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
O lançamento de O menino que tinha medo de chuva será nesta sexta, 8, às 19h, no Atelier Felicidade Patrocínio, em Montes Claros, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos nesse momento de pandemia. O endereço é rua São José, 293, no bairro de Santo Expedito. Para adiquir o livro, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (38) 3221-9943.
Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas