Ensino

Especialização em Geoprocessamento: prorrogado prazo de inscrições para seleção de tutores

Interessados podem se cadastrar até 28 de maio; há seis vagas disponíveis, e a remuneração é R$ 1,1 mil mensais para cumprimento de jornada de 20 horas semanais em formato híbrido

'Geoprocessamento, levantamento e interpretação de solos': professores de áreas afins podem se inscrever
Vagas são voltadas a graduados na área de agronomia, engenharia florestal, engenharia cartográfica e agrimensura, engenharia ambiental, engenharia agrícola, geologia, engenharia geológica e geografia
Foto: Lucas Braga

A UFMG estendeu até quarta-feira, dia 28 de maio, o prazo de inscrições de candidatos para a seleção de seis tutores presenciais da especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Territorial, conforme retificação do edital. Os bolsistas receberão auxílio de R$ 1,1 mil mensais para atuar de forma híbrida, auxiliando atividades a distância e presenciais nos polos de Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sabará e Sete Lagoas.

As inscrições são destinadas apenas a estagiários dos projetos dos cursos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG e a alunos da especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Territorial matriculados nessa turma. As despesas com deslocamento até os polos são de inteira responsabilidade dos inscritos, por isso recomenda-se que que morem no próprio município escolhido ou em cidade próxima. O início do curso está condicionado à liberação de recursos financeiros pela Capes.

O curso terá carga horária de 450 horas divididas em quatro módulos e duração de 24 meses.

Sobre o curso
Destinada a profissionais graduados, a especialização oferta conhecimentos sobre metodologias de análise do território focadas em geotecnologias, com potencial de utilização pelo público, objetivando atualização e aprimoramento do desempenho profissional no uso da inteligência territorial. As seis bolsas disponíveis são destinadas a pessoas residentes em Minas Gerais e a graduados na área de agronomia, engenharia florestal, engenharia cartográfica e agrimensura, engenharia ambiental, engenharia agrícola, geologia, engenharia geológica e geografia, com disponibilidade para se dedicar 20 horas semanais às atribuições listadas no item 3 do edital, conforme as exigências do curso e as necessidades dos alunos, inclusive aos sábados. 

Conforme o item 2.2 do edital, 25% das vagas são reservadas a negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas transgênero e travesti, utilizando-se, para a aferição dos requisitos, o disposto na legislação aplicável. Os candidatos que optarem pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente àquelas destinadas à ampla concorrência.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 23h59 do dia 28 de maio, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo, no qual deverão constar os documentos listados no item 7.1 do edital de seleção organizados em dois arquivos, em formato PDF, com até 25 MB cada. 

O primeiro arquivo deve incluir documento que comprove a graduação do candidato nas áreas supracitadas, enquanto o segundo arquivo deve conter as seguintes informações: cópia do documento de identificação oficial com foto válido em todo território nacional, comprovante de residência no estado de Minas Gerais e comprovantes de atividades pontuadas, conforme redação do anexo II atualizada pelo ato de retificação publicado no dia 9 de maio, que também atualiza as pontuações atribuídas a cada um dos critérios considerados.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a modalidade que pretende concorrer, escolhendo por ampla concorrência ou reserva de vagas; aqueles que optarem por essa última modalidade concorrerão, ainda, às vagas de ampla concorrência.

Aprovação
A aprovação no processo seletivo não garante o início imediato das atividades, uma vez que a convocação é condicionada ao provimento de bolsa por parte da UAB/Capes e a necessidade de tutores pelos cursos. 

O resultado preliminar será publicado no dia 18 de junho, na página do processo seletivo, enquanto o definitivo será disponibilizado no mesmo endereço no dia 4 de julho, após prazo para a interposição de recurso, conforme o cronograma atualizado pela retificação do edital divulgada no dia 21 de maio.

As notas serão divulgadas em duas listas: uma com os inscritos na modalidade de ampla concorrência e a outra com os canditados que optaram pela reserva de vagas. As convocações serão divulgadas na página do processo seletivo, na ordem indicada pelo item 8.5 do edital de seleção. Todas as informações estão disponíveis no edital de seleção.