Estratégia de internacionalização da UFMG desperta interesse de gestores de associação de universidades
Representantes da IAU, que reúne 526 instituições, visitaram a UFMG nesta sexta-feira

Representantes da Associação Internacional das Universidades (IAU), que reúne 526 instituições de 120 países, visitaram a UFMG nesta sexta-feira, dia 25. No período da manhã, a secretária-geral, Hilligje van’t Land, e o gerente de internacionalização, Giorgio Marioni, foram recebidos pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pela diretora adjunta de Relações Internacionais, Barbara Orfanó, e pelo diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais, Dawisson Belém Lopes. No período da tarde, eles estiveram na Pró-reitoria de Pesquisa.
A visita foi solicitada pela secretária geral, Hilligje van’t Land, que manifestou interesse em conhecer as estratégias de internacionalização da UFMG, “sobretudo pelo seu protagonismo em relação a outras instituições brasileiras e da América Latina”.
Os gestores da AUI também receberam informações sobre as políticas de desenvolvimento sustentável, transformação digital e de inclusão, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG.
Filiação
A UFMG, que se filiou à IAU em março de 2024, mantém algum tipo de acordo com 47 universidades associadas à entidade. Em novembro do mesmo ano, a UFMG marcou presença na IAU 2024 Conferência Internacional de Tóquio, Japão, por meio da reitora Sandra Goulart Almeida, como palestrante, e do diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba Tuffi.
Os representantes da IAU vieram ao Brasil para participar da feira de educação superior latino-americana, a Faubai Conference 2025, que será realizada de 27 a 30 de abril, em Brasília. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai).