Ensino

Estudantes assistidos podem concorrer a auxílio financeiro para mobilidade acadêmica

Inscrições estarão abertas de 15 a 19 de julho

Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMG, que estejam classificados pela Fundação Mendes Pimentel (Fump) nos níveis I, II, III e IV e participarão do programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes ou do Programa de Mobilidade Intercampi da UFMG no segundo semestre, podem se candidatar a receber auxílio financeiro. As regras do processo estão descritas em edital, e os requisitos para inscrição estão especificados no item 2 do documento.

O estudante poderá ser contemplado com auxílio financeiro destinado aos programas de mobilidade acadêmica nacional em um máximo de dois semestres ao longo do curso, consecutivos ou intercalados. A concessão de um segundo auxílio financeiro não depende da fonte financiadora da primeira concessão. O valor recebido por estudante dependerá da classificação socioeconômica na Fump e será a soma do Auxílio Manutenção e do Auxílio Deslocamento. Para os dois programas de que se trata o edital, o aluno contemplado com o auxílio financeiro não poderá acumular o benefício com outra bolsa acadêmica.

Outras informações sobre a seleção para o recebimento do auxílio podem ser obtidas pelo e-mail estagio@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4438 e (31) 3409-4565.

Os programas
O programa de mobilidade acadêmica da Andifes possibilita aos estudantes de graduação da UFMG a realização de estudos em outras universidades federais do Brasil e a discentes de outras universidades o desenvolvimento de atividades de ensino na UFMG. A mobilidade nacional Intercampi, por sua vez, prevê a realização de atividades acadêmicas curriculares ofertadas em um dos campi da UFMG em Belo Horizonte, para alunos do campus de Montes Claros, ou ofertadas em Montes Claros, para alunos dos campi de Belo Horizonte.

Os processos de mobilidade acadêmica nacional são geridos pela Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Estudantes em atividade no campus Montes Claros, que pode receber alunos dos campi de Belo Horizonte para temporada de estudos por meio do Programa Intercampi
Estudantes em atividade no campus Montes Claros, que pode receber alunos de Belo Horizonte para temporada de estudos por meio do Programa Intercampi Foto: Ana Cláudia Mendes | UFMG

Com Setor de Comunicação e Eventos da Prograd