Estudos inéditos sobre fungos endofíticos são reunidos em livro editado por professor do ICB
Lançada pela Springer, obra trata da diversidade dessas espécies neotropicais
Obra pioneira sobre fungos endofíticos neotropicais organizada pelo professor Luiz Henrique Rosa, do Laboratório de Microbiologia Polar e Conexões Tropicais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), acaba de ser lançada na língua inglesa, pela editora sueca Springer International Publishing.
O livro Neotropical endophytic fungi: diversity, ecology, and biotechnological applications, que conta com a colaboração de pesquisadores da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, do Equador, da Espanha e dos Estados Unidos, reúne os mais recentes estudos sobre a diversidade, ecologia e aplicações biotecnológicas na medicina, na agricultura e na indústria.
Associada às plantas dos biomas neotropicais das Américas Central e do Sul, como Floresta Amazônica, Mata Atlântica, prados andinos, região dos Pampas, savanas e campos rupestres, essa diversidade de fungos ainda é pouco conhecida. Ele se caracteriza pelo chamado endofitismo, simbiose em que um microrganismo que vive no interior de uma planta não causa doença a ela.
A expectativa do professor Luiz Rosa, que investiu mais de 16 anos de estudos na área, é que o livro possa se tornar "um verdadeiro manual para interessados no assunto”.