Novo ciclo do 'Aulas abertas', do Centro Cultural, aborda música e performance
Vídeo com Eugênio Tadeu, da EBA, abre a série
Música e performance musical é o tema da nova série do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG. Os convidados desse ciclo apresentam seus universos criativos da composição, apresentação musical e performance cênico-musical, além de abordar campos da arte que interagem para que o espetáculo ocorra.
Na abertura dessa nova etapa, o professor Eugênio Tadeu, da Escola de Belas Artes, fala sobre Brincadeira, música e cena. Tadeu é professor da graduação em Teatro da Escola de Belas Artes, membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), integrante do Grupo Serelepe, do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (MOCILYC) e do Movimento Música e Infância (MOVMI). Também coordenou o Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras e integrou o Duo Rodapião.
Segundo o professor, a arte guarda afinidades com o brincar. Nas canções, no modo de fazer música e no próprio brincar, existem regras, estruturas, formas, questões que são relativas ao espaço e tempo, participação de pessoas e a possibilidade de inter-relação da materialidade do jogo com o processo artístico.
As questões musicais estão presentes na brincadeira, no movimento, no ritmo e na pulsação. Para Tadeu, a relação entre um som e outro é fruto das experiências culturais proporcionadas pelas relações sociais desde o nascimento.
O professor da EBA explica que a relação entre música e movimento presente na brincadeira, quando trazida para a cena musical, é intitulada cênico-musical. Ele salienta que não é a mesma coisa que um teatro musical, um musical, uma música do teatro ou um teatro musicado, e, sim, uma cena na qual música e movimento estão relacionados. Em um trabalho cênico-musical, a estrutura do movimento está associada aos estímulos e às referências sonoras.
O projeto
O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. A cada semana, uma nova aula é publicada no Facebook, Instagram, YouTube e no site da Instituição. Os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.