Fake news são tema de ficção
Segredos do Planalto, de Glauco Monteiro, traz os bastidores fictícios de uma família presidencial
A divulgação de fake news, ou notícias falsas, como estratégia de campanha eleitoral mostrou um problema crescente a partir das eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Isso se deve à disseminação destas notícias falsas ter sido significativamente amplificada por meio das redes sociais, atingindo um número muito maior de pessoas em tempo real.
Os desdobramentos das redes de fake news no Brasil durante as eleições de 2018 ainda causam problemas, e a partir da especulação do que pode ser do nosso futuro, o escritor Glauco Monteiro escreveu a obra de ficção Segredos do Planalto.
A onda de notícias falsas não foi contida e as redes sociais se tornaram plataforma chave para esta tática que se espalhou rapidamente pelo mundo. De acordo com os estudos da Freedom House, organização sem fins lucrativos que desenvolve pesquisas que objetivam promover os direitos humanos, a democracia, o estado de direito e os meios de comunicação independentes, mais de 80% das eleições do mundo já foram afetadas por essa política de desinformação, que interfere diretamente no processo da escolha dos candidatos. Entre eles, recebem destaque a Etiópia, a Armênia, o Iraque e o Brasil.
Para saber mais sobre a ficção Segredos do Planalto, o programa Universo Literário recebeu o escritor Glauco Monteiro, autor do livro.
Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória