Festival Internacional de Quadrinhos de BH ganha edição especial online
O “Fiq em Casa” é um formato adaptado do tradicional festival de Belo Horizonte, que chegaria à sua décima primeira edição em 2020
O tradicional Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte também ganhou uma versão online em meio à pandemia e a necessidade do distanciamento social. Realizado a cada 2 anos desde 1999, o Fiq se tornou o evento do gênero na América Latina. Em 2020, o Festival chegaria à sua 11ª edição, programada para o mês de maio. Porém, em razão o da pandemia da Covid-19 e da necessidade de isolamento e distanciamento social, o festival precisou ser suspenso.
A partir desta situação foi criado então o “Fiq em Casa”, edição especial online do Fiq, que promove, até o início de julho, lives e podcasts com entrevistas e debates com quadrinistas, animadores, pesquisadores, editores. Também traz vídeos em que os quadrinistas mostram seu local de trabalho, rotina e processo criativo em casa, dentre outras atrações. Tudo isso feito pelos artistas de suas próprias casas, seguindo os protocolos de saúde vigentes em Belo Horizonte.
Para saber mais sobre o “Fiq em Casa”, o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa entrevistou a diretora de festivais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Ana Freire.
A programação do “Fiq em Casa” vai até o dia 3 de julho e pode ser acessada pelo site do Festival.
As atividades do “Fiq em Casa” estão no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura, no Facebook e no Instagram do FIQBH.