Festival Via Dupla exibe peças em formatos adaptados ao confinamento
Segunda edição do evento realizado pelo Grupo Andante promove discussão sobre o cenário atual das artes cênicas
O Festival Via Dupla de teatro realiza sua segunda edição, desta vez em formato remoto. A programação, gratuita, começou nessa segunda, 26, e vai até o dia 3 de maio. O evento internacional apresenta nove espetáculos, sete deles inéditos em Belo Horizonte, produzidos no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha e Uruguai. Integram a programação ainda debates ao vivo, em parceria com a Rede Euro-latinoamericana de Artes Escénicas (REDELAE). A iniciativa busca trazer obras variadas, divertidas e instigantes, em formatos adaptados ao momento de isolamento social, além de movimentar o setor das artes cênicas e promover o intercâmbio entre os países envolvidos.
O Grupo Andante, com 31 anos de trajetória e fundado por Ângela Mourão e Marcelo Bones, curadores do Festival, sempre promoveu intercâmbios nacionais e internacionais. Na última década, cresceu o investimento na ampliação do diálogo com a América Latina, inclusive por meio de tradução e veiculação das obras em espanhol. Os espetáculos são disponibilizados no Youtube do Grupo Andante, do horário de estreia até as 23h59 do dia seguinte, legendados do português para o espanhol e vice-versa. Os três bate-papos são transmitidos ao vivo e ficam disponíveis durante todo o evento. A programação completa está disponível no perfil do Grupo Andante no Instagram.
Uma das curadoras do Festival Via Dupla e uma das fundadoras do Grupo Andante Ângela Mourão detalhou ao programa Expresso 104,5 desta terça, 27, a proposta do evento e a diversidade de sua programação e comentou sobre o cenário das artes cênicas neste momento de pandemia.
Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas