Filme “Cartografias não humanas” aborda a relação histórica Belo Horizonte com a natureza
Dirigido por uma estudante e uma professora do curso de História na UFMG, curta-metragem concorre em festival internacional
Dirigido por Bruna Pessoa, estudante do curso de História da UFMG, e a professora Regina Horta, do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, está em exibição o curta-metragem Cartografias não humanas, no 6° Festival Arquivo Em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, realizado pelo Arquivo Nacional, que este ano ocorre de forma online.
O curta utiliza imagens contemporâneas e material de arquivo da cidade de Belo Horizonte para questionar e entender como a cidade se construiu historicamente em relação à natureza, vegetação, rios, solos, e animais.
Cartografias não humanas disputa a mostra competitiva do festival que vai até o dia 3 de dezembro. Além do júri oficial, o público também poderá votar no melhor filme pela plataforma do festival.
Para saber mais sobre o curta documental Cartografias não humanas, o programa Expresso 104,5 recebeu a artista visual e estudante do 8º período curso de História, Bruna Pessoa, uma das diretoras do filme.
Produção: Filipe Saroreto
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória