'Grito pela Vida' online reunirá artistas de várias áreas no combate à fome e às desigualdades
Ação do movimento conta com músicos, pintores, atrizes e ativistas em prol dos mineiros que estão em situação de insegurança alimentar
Estudo publicado pelo grupo Alimento para Justiça, da UFMG em parceria com a Universidade Livre de Berlim e a Universidade de Brasília (UnB), mostrou que 59,4% dos lares brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar, 15% deles, de forma grave. Em solidariedade aos mineiros que estão nessa situação, artistas e entidades sindicais se uniram para criar o movimento Grito pela Vida, que será lançado neste primeiro de maio, Dia do Trabalhador.
O encontro virtual reunirá artistas e ativistas em defesa da vida, no combate à fome e às desigualdades. Participam nomes como Toninho Horta, Fernanda Takai, Aline Calixto, Renegado, Cida Mendes, Fernando Pacheco, Pereira da Viola, Sérgio Santos, Pedro Morais, Marcio Borges e Gabriel Guedes. O Grito pela Vida vai arrecadar doações para compra de cestas básicas produzidas pelo Movimento Sem Terra (MST) e distribuídas pela Central Única das Favelas (Cufa).
Nesta sexta-feira, 30, o programa Conexões recebeu a presidenta da CTB Minas, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Valéria Morato. Ela falou sobre o significado do evento ocorrer no Dia do Trabalhador em meio à pandemia, detalhou sobre a programação e a responsabilidade da sociedade como um todo de atuar no combate à fome no país.“Nós entendemos que só a unidade do povo brasileiro é que nos ajudará a sair desse lugar que estamos. A fome do outro me incomoda, precisa me incomodar e precisa também ser assumida como minha responsabilidade”, ressaltou Valéria na entrevista.
O encontro do Grito pela Vida está marcado para este sábado, primeiro de maio, das 16h às 19h. A transmissão pode ser acompanhada no Youtube e no Facebook do movimento. Para saber a programação completa e como doar, clique aqui.
Produção: Flora Quaresma sob a orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas