Grupo de teatro de bonecos de BH estreia espetáculo 'Brasil: versão brasileira'
Montagem é um documentário fantástico que registra os delírios de um diretor marionete ao tentar criar uma obra que retrate o Brasil
O grupo de teatro de bonecos Pigmalião Escultura que Mexe estreia nesta quinta-feira, 4, o espetáculo Brasil: versão brasileira, em formato digital. O novo trabalho do grupo de Belo Horizonte é um documentário fantástico que registra os delírios de um diretor marionete ao tentar criar uma obra que retrate o Brasil. No processo, ele aborda clichês atribuídos ao país que, por vezes, se tornam realidade e sofre com a inversão de suas expectativas diante do projeto, desencadeada por um motim dos atores/manipuladores.
O texto da dramaturga Marina Viana narra o processo criativo do grupo e coloca o diretor, Eduardo Félix, como personagem central do espetáculo, representado por um boneco. A montagem foi criada para uma residência na França, em 2018, onde estreou com o nome de Brésil. Agora, o espetáculo foi reestruturado para sua versão brasileira e para o formato audiovisual, que ficará disponível no canal do grupo Pigmalião Escultura que Mexe no Youtube.
O marionetista e diretor do grupo, Eduardo Félix, falou sobre a montagem em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 3.
As exibições são gratuitas e o espetáculo fica em cartaz até o domingo, 7, com sessões sempre às 20h.