Identidade dos cursos de licenciatura da UFMG é tema de ciclo de debates
Formação de professores da educação básica norteia quatro encontros nos meses de julho e agosto
Com o objetivo de construir um diagnóstico e uma proposta institucional para a formação inicial de professores da educação básica na UFMG, o 2º Ciclo de Debates organizado pela Comissão de Formação Inicial e Continuada de Professores (Comfic) e pelo Colegiado Especial de Licenciatura (Collicen) será aberto na próxima sexta-feira, 5 de julho, às 9h30, no Auditório da Reitoria. O evento é aberto ao público, e serão emitidos certificados de participação, mediante inscrição prévia.
“O evento visa promover o debate com e entre os 18 cursos de licenciatura da UFMG, a partir da apresentação de elementos que caracterizam a identidade dos cursos de licenciatura como formadores de professoras e professores da educação básica”, destaca o professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação da UFMG.
A iniciativa foi motivada pela publicação da Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação, de 29 de maio de 2024, e pelo movimento institucional da UFMG em prol da construção de um espaço comum de formação de professores da educação básica, articulado com a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica, inaugurada na mesma data.
Programação
A abertura do ciclo de debates contará com a presença do pró-reitor de Graduação, além da presidente da Comfic, Roberta Corrêa, do coordenador do Collicen, Tiago Jorge, e do estudante Arthur Benjamim Guimarães, do curso de Licenciatura em Química. O professor da Faculdade de Educação Júlio Emílio Diniz Pereira fará palestra intitulada Licenciatura como curso com identidade própria e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Os próximos quatro encontros serão nos dias 12 e 26 de julho, 9 e 23 de agosto, norteados pelo tema A identidade própria dos cursos de licenciatura. Por meio de seus coordenadores e membros dos colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), cada curso será convidado a debater sobre a licenciatura. Para viabilizar a apresentação, os 18 cursos serão organizados em quatro grupos, conforme cronograma.
“Esse é um momento muito oportuno para a realização do 2º Ciclo de Debates. Precisamos pensar e propor uma política institucional para formação inicial de professores a partir dos nossos cursos e com eles, especialmente com os coordenadores e membros dos colegiados e dos NDEs”, pontua Roberta Corrêa.
Para Tiago Jorge, o ciclo ocorre em um momento importante para a UFMG, com a aprovação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as discussões em torno da construção de uma rede mineira de formação de professores para a educação básica. “O formato visa dar protagonismo aos colegiados de curso num momento de reflexão sobre currículos e identidade dos cursos de licenciatura”, explica o coordenador do Collicen.
Histórico
O Ciclo de Debates dos cursos de graduação em Licenciaturas foi um espaço criado em 2023 pela Comfic para fomentar discussões sobre questões relacionadas aos cursos de licenciatura da UFMG. A primeira edição teve três atividades. No dia 27 de abril de 2023, foi realizada a palestra Formação docente: currículos e percursos formativos – Qual perfil de professores/as a UFMG se propõe a formar?, com a docente aposentada da Universidade de São Paulo (USP), Bernadete Gatti. Outro tema abordado, no dia 25 de maio de 2023, foi Situação da oferta de estágios supervisionados obrigatórios das licenciaturas na UFMG, apresentado pela professora da Faculdade de Educação da UFMG Álida Angélica. O último encontro foi no dia 25 de agosto, sobre Ética nos espaços de formação e de atuação docentes, com a professora Sabrina Maura Silva, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Cronograma do 2º Ciclo de Debates
5 de julho (Auditório da Reitoria, 9h30)
Abertura: O que significa licenciatura como curso com identidade própria?
12 de julho (Auditório II do Departamento de Química,14h)
Cursos de licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química
26 de julho (Auditório da Escola de Música, 9h30)
Cursos de licenciatura em Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Letras
9 de agosto (Auditório Carangola da Fafich, 14h)
Cursos de licenciatura em História, Filosofia, Pedagogia, Geografia e Ciências Sociais
23 de agosto (Auditório Luiz Pompéu da FaE, 9h30)
Cursos de licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural de Educadores Indígenas, Letras-Libras e Educação Física