Independência de Israel completa 70 anos nesta segunda-feira
Programa Conexões abordou criação de estado independente em maio de 1948
Nesta segunda-feira, 14 de maio, completam-se 70 anos da criação do estado de Israel. A história do povo judeu, que passou dois mil anos sem um território fixo, começou a mudar no fim do século 19, quando milhares de judeus começaram a retornar ao antigo reino de Israel, até então território pertencente à Palestina, em um movimento conhecido como sionismo.
Os judeus ficaram satisfeitos com a proposta da criação de um estado independente, o que não agradou os palestinos. Em 1948, logo após a declaração da independência de Israel, começou o conflito conhecido pelos judeus como Guerra da Independência e pelos palestinos como Catástrofe.
O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, conversou com o historiador medievalista Sérgio Alberto Feldman, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pesquisador do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (NEJ). A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, 14.
“Os judeus começaram um movimento de retorno, que teve lentamente um eco na sociedade externa, nas potências que tinham interesses estratégicos na região e não queriam ceder esses interesses”, destacou.