Institucional

UFMG concederá auxílios para acesso à internet, compra e empréstimo de computadores

Política de inclusão digital proporcionará aos estudantes condições de acompanhar as atividades ministradas remotamente

Terminam, no próximo dia 20, as inscrições para as quatro chamadas que integram a Política de Inclusão Digital da UFMG. Estudantes poderão concorrer a auxílio para compra de computador; contratação de serviços de internet, softwares e recursos; empréstimo de computadores e aquisição de material acadêmico apropriado para alunos de graduação com deficiência. As chamadas estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Neste vídeo da TV UFMG, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Licínia Maria Correa, explicam os fundamentos da política.

O objetivo das chamadas é assegurar o acesso do corpo discente a equipamentos de informática e a redes de internet, garantindo que todos os estudantes de graduação e pós-graduação possam acompanhar as atividades que serão ministradas de forma emergencial e remota em meio à pandemia de covid-19.

A Política de Inclusão Digital da UFMG ganhou o reforço de uma campanha de apadrinhamento digital, coordenada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). O objetivo é proporcionar auxílio (em dinheiro ou em forma de equipamentos) para estudantes assistidos.

Consulta aos estudantes
As chamadas de acesso à internet e equipamentos de informática foram lançadas com base em consulta para identificar as condições de acesso remoto e de estudos fora do ambiente acadêmico pelos estudantes. Mais de 23 mil graduandos responderam ao questionário. Desse total, 19 mil declararam ter ótimas ou boas condições de acesso à Internet (82,29%), 2,7 mil afirmaram ter condições razoáveis (11,72%), e 1,3 mil (5,99%) indicaram que suas condições são precárias. Os participantes correspondem a 71,86% do número de estudantes de graduação ativos na instituição.

A consulta também ouviu 2.481 mestrandos e 2.456 doutorandos, 51% do universo de estudantes ativos na UFMG na pós-graduação. No mestrado, são mais de 2,2 mil com ótimas ou boas condições de acesso à Internet, enquanto 153 disseram ter condições razoáveis (6,17%), e 121 declararam ter condições precárias (4,36%). Entre os doutorandos, são 2.231 estudantes com ótimas ou boas condições de acesso à internet (90,84%), 118 com condições razoáveis (4,81%) e 107 com condições precárias (4,36%).

Ficha técnica: Yves Vieira (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Isabella Lisboa (edição de conteúdo)