Livro de contos mostra a realidade e a pluralidade das periferias de Pernambuco
'Um deus que não passeia sobre as águas', de Israel Pinheiro, mostra a beleza dos mares infinitos do Nordeste do Brasil, assim como os sentimentos contraditórios do homem
O escritor pernambucano Israel Pinheiro apresenta, em seu romance Um deus que não passeia sobre as águas, a realidade das periferias, os sentimentos contraditórios inerentes ao ser humano, a ambição, a crítica ao sistema político e a pluralidade.
Toda essa diversidade de temas é abraçada por uma polifonia de vozes que homenageia as belezas de mares infinitos do Nordeste – privilegiando as regiões de Pernambuco, como Recife e Olinda –. Em sua narrativa dividida em contos, não há uma humanidade idealizada, pois os “bons e os maus” habitam o mesmo lugar e as histórias desvendam a realidade de sentimentos egoístas e imorais, apresentando um olhar crítico para expressar as pequenas sutilezas da alma humana.
Para saber mais sobre o livro Um deus que não passeia sobre as águas, o programa Universo Literário recebeu o escritor pernambucano Israel Pinheiro.
Produção: Marden Ferreira e Laura Portugal
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael