Loteamentos poderão ser liberados em área de proteção ambiental de Contagem
Mudanças no macrozoneamento da região da represa Vargem das Flores preocupam ambientalistas
Pela proposta da Prefeitura de Contagem incluída na revisão do Plano Diretor, a região da Vargem das Flores, atualmente classificada como área rural e área de proteção ambiental, se tornaria área urbana. Dessa forma, seriam abertas novas possibilidades de ocupação do solo - como loteamentos, condomínios residenciais, chácaras e até mesmo indústrias. É nessa região que se encontra o reservatório responsável por abastecer 10% da população da Grande BH.
O Ministério Público Estadual expediu uma recomendação para que a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte rejeite a proposta. O professor do departamento de Urbanismo da UFMG, Rogério Palhares, explica que algumas áreas da bacia de Vargem das Flores já estão urbanizadas, mas que o ideal é que essas áreas estivessem livres de intervenções humanas.
Já a Prefeitura de Contagem informou que estudos feitos pela pasta garantem que as propostas de ocupação do solo não trariam prejuízos nem para a represa nem para a vegetação.
Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta segunda-feira, 16 de outubro de 2017.