Notícias Externas

Madu Costa fala sobre sua trajetória na literatura

Entrevista foi ao ar no programa Universo Literário

Com trabalho no campo da literatura infantojuvenil, a pedagoga e escritora Maria do Carmo Ferreira da Costa, conhecida como Madu Costa, procura incentivar a leitura e a produção literária entre as crianças. Em suas obras, aborda a afro-brasilidade de diversas maneiras, com o objetivo de difundir a afirmação racial. Sua estreia na literatura foi no ano 2000, com a publicação de A janta da anta, que teve ótima recepção e deu início a uma série de trabalhos com foco no leitor iniciante.

Em 2006, Madu Costa trouxe a discussão sobre a afirmação identitária do feminino negro para o universo infantil, por meio da obra Meninas negras. A poesia mesclada às narrativas desperta o interesse pelos mistérios da linguagem em crianças e adolescentes, além de inserir no universo deles figuras da nossa história perdidas na bibliografia escolar.

Nesta quarta-feira, 5, a escritora marca presença no evento Contrapartida, realizado no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, onde se reúne com o público infantil em uma tarde de contação de histórias.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, ela falou sobre sua trajetória e sobre a participação no evento.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-05-12-2018.mp3

O encontro será às 14h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã).

Produção de Maitê Louzada e João Rezende, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória