Medicina promove simpósio de prevenção ao suicídio na área de saúde
Iniciativa integra programação da campanha Setembro Amarelo
Como atividade integrante da campanha Setembro Amarelo, a Faculdade de Medicina promove, nos dias 12 e 13 deste mês, o simpósio Saúde mental e suicídio do médico e do estudante. O evento terá lugar no Salão Nobre da unidade, e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas com preenchimento de formulário eletrônico.
Destinado a estudantes e profissionais de medicina e psicologia, o simpósio contará com oficinas, palestras, mesas-redondas e a exibição do filme Nasce uma estrela. A programação está disponível no Portal da Faculdade de Medicina.
Durante o evento, será lançado o Núcleo de Apoio Psiquiátrico e Psicopedagógico ao Residentes do Hospital das Clínicas da UFMG (Nappre-HC).
Depressão e suicídio
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas se suicidam anualmente, e essa é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.
A OMS adverte que "os traumas psicológicos e o abuso aumentam o estresse emocional e podem desencadear depressão e comportamentos suicidas em pessoas vulneráveis".
A TV UFMG publicou vídeo em que o psicólogo Gilmar Fidélis, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), ensina o que não dizer a pessoas em sofrimento mental.
Entrevistado: Gilmar Fidélis, psicólogo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem)
Produção: Marden Ferreira
Reportagem: Marden Ferreira
Imagens: Cássio de Jesus
Edição de imagens: Marcia Botelho