Ministra Luciana Santos visita CTVacinas e CTNano, no BH-TEC
Antes da visita, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ministrou aula magna na recepção aos calouros da UFMG
Durante passagem pela UFMG para ministrar aula magna na programação de recepção aos calouros do primeiro semestre letivo em 2023, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também visitou, no fim da tarde dessa segunda-feira, 20 de março, as instalações do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Acompanhada da reitora, Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, e do presidente do BH-TEC, Marco Crocco, Luciana Santos conheceu laboratórios que compõem dois centros de tecnologia (CTs) da UFMG sediados no parque: o CTVacinas e o CTNano.
No CTVacinas, Luciana Santos foi recepcionada pelas professoras Santuza Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas, e Ana Paula Fernandes, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, que integram a equipe do CT e apresentaram informações sobre o desenvolvimento da SpiN-TEC, primeira vacina totalmente brasileira contra a covid-19, que foi desenvolvida no CT e atualmente se encontra em fase de testes.
“Este o único centro que está desenvolvendo uma vacina genuinamente brasileira. Isso demonstra a autonomia do país. É um orgulho nacional poder consolidar esse processo da SpiN-TEC e dar seguimento ao centro tecnológico de vacinas, que vai desenvolver ainda mais pesquisas em rede para diversos outros desafios, como malária e a doença de Chagas, para que possamos resolver, por conta própria, os problemas de saúde do povo brasileiro”, disse a ministra, referindo-se ao futuro Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas), parceria entre a UFMG, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governo de Minas Gerais.
Unidade Embrapii
A coordenadora-geral do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano), Glaura Goulart Silva, professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, apresentou à ministra Luciana Santos o Laboratório de Síntese de Nanomateriais, um dos 12 que compõem a estrutura do CTNano. Durante a visita, a coordenadora falou, principalmente, sobre as competências do centro em trabalhos com grafeno, área que tem sido muito demandada pela indústria e pela sociedade.
No mês que vem, o CTNano passa a atuar como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – a quarta sediada na UFMG. Organização social financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Embrapii fomenta a inovação nas empresas por meio do apoio à pesquisa e à transferência de tecnologias em altos graus de maturidade.
A TV UFMG também acompanhou a visita de Luciana Santos. Assista.