Arte e Cultura

‘Miúda’, novo livro de selo infantil da Editora UFMG, será lançado neste sábado

Obra de Maurício Guilherme Silva Jr. e Bruno Fonseca acompanha uma misteriosa personagem que ‘cabe na mão e abriga o mar’; sua identidade só é revelada no fim

Livro 'Miúda', de Maurício Guilherme Silva Jr.
Livro 'Miúda', de Maurício Guilherme Silva Jr. Imagem: Reprodução de capa

Na manhã deste sábado, 21, a Editora UFMG lança em Belo Horizonte o livro Miúda, em que o jornalista Maurício Guilherme Silva Jr. e o ilustrador Bruno Assis Fonseca contam a história de uma misteriosa personagem, cuja identidade só é revelada na última página do volume.

Apesar de voltada para as crianças, a obra reúne credenciais, em razão do tom poético e profundo de seu texto, para cativar leitores de todas as idades – “principalmente aqueles sensíveis aos dilemas e às maravilhas da natureza e das relações humanas”, como se afirma em seu release de divulgação. O lançamento ocorrerá às 11h, na Livraria Jenipapo, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 241, na Savassi.

Narrada em primeira pessoa, Miúda é uma história de mistério, que oferece pistas-chave ao longo da leitura para os mais curiosos. O anúncio da quarta capa, por exemplo, anuncia: “Ela cabe na mão e abriga o mar”. A história começa assim: “Nasci fresquinha, como se fosse filha da chuva. / Mas minha mãe é a terra.” Descobriu? Publicado em formato paisagem, o livro, que tem a chancela do selo Estraladabão, destinado ao público infantojuvenil, é ilustrado por Bruno Assis Fonseca, artista que se vale de aquarelas que ajudam a conduzir a história sem revelar seus mistérios.

Aventura multidisciplinar
Maurício Guilherme qualifica Miúda como “uma aventura multidisciplinar, em que a misteriosa protagonista rememora atos e fatos marcantes de sua trajetória.” Segundo o escritor, ele procurou conceber um livro que se desenrolasse como “enigma em meio ao complexo caleidoscópio da vida e do conhecimento”.  Nesse sentido, a história de Miúda não se restringe à poesia e ao mistério: à sua trama, Maurício incorpora reflexões sobre temas científicos e ambientais, em consonância com as questões mais prementes do nosso tempo.

Com esse foco temático, o livro explora as relações entre água e terra, fogo e ar, além de questões relacionadas à agricultura, à psicologia, à temperatura e ao movimento. Com efeito, no decorrer de sua aventura, Miúda vai se relacionando e interagindo com plantas, animais e os elementos da natureza, em um passeio bonito por diferentes cenários naturais. E, na esteira dessas experiências, “dá-lhe pirueta, rodopio, cambalhota, tropicão”, como em dado momento anota o narrador. O livro já pode ser adquirido pelo site da Editora UFMG.

Sobre os autores
Nascido em Pitangui, em Minas Gerais, Maurício Guilherme Silva Jr. é jornalista e mestre e doutor em Estudos Literários pela UFMG, além de professor universitário. Com passagem pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, ele atualmente dá aulas de comunicação e jornalismo no Centro Universitário UNA. Em sua carreira acadêmica, já organizou livros sobre divulgação científica e outros temas relacionados e publicou vários capítulos de livros.

Definindo-se, nos créditos de Miúda, como um “colecionador de infinitos”, o escritor também informa aos pequenos que é “barqueiro, nadador, cozinheiro, escrevinhador e pianista” e um “apaixonado pela vastidão da arte, do sonho, da vida e da ciência”. Segundo o autor, ele se tornou professor justamente “por não parar de escarafunchar os mistérios (miúdos e grandões) desse mundaréu sem fim".

Bruno Assis Fonseca, por sua vez, é um ilustrador português que, ao se mudar para o Brasil, “trouxe sua experiência com design e sua paixão por tintas e pincéis”, como se anota na última página do livro. Em suas redes sociais, ao convidar os amigos para o lançamento, o ilustrador saca um argumento irresistível – a proximidade com o Dia das Crianças: “ofereçam livros às crianças, vão ver que farão delas adultos melhores”.

Livro: Miúda
Autor: Maurício Guilherme Silva Jr.
Ilustrador: Bruno Assis Fonseca
Editora UFMG
R$ 30 / 28 páginas

Livro é todo ilustrado por aquarelas