Mostra de Cinema Árabe Feminino apresenta filmes de diretoras de países como Palestina e Egito
Segunda edição do evento exibe mais de 40 produções, 27 delas inéditas, além de debates, mesas redondas e uma masterclass
A segunda edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino vai até 27 de junho, realizada totalmente online. Sob a curadoria das brasileiras Analu Bambirra e Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman, o festival é dedicado às produções cinematográficas realizadas por 31 mulheres de países como Palestina, Egito, Líbano e Sudão. A seleção conta com mais de 40 filmes, 27 deles inéditos, e traz obras de diversos formatos e gêneros, como curtas, médias e longas-metragens; filmes experimentais, de ficção, documentários e performáticos. Além disso, a mostra também promove debates, mesas redondas, e uma masterclass com a diretora palestina Larissa Sansour, O futuro anterior.
Uma das curadoras do festival, Analu Bambirra, em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 20, expôs como foi feita a seleção dos filmes, comentou o crescente protagonismo das mulheres árabes no cinema e destacou o valor simbólico do filme de estreia dessa edição. “A escolha de Os silêncios do palácio foi dupla: pela importância histórica, é o filme que é creditado como o primeiro longa-metragem dirigido por mulher árabe, e segundo porque a realizadora faleceu esse ano em decorrência da covid-19. Então, decidimos prestar essa homenagem na abertura da mostra com esse debate e sendo um dos primeiros filmes disponibilizados na nossa plataforma”, explicou. A programação da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é gratuita e pode ser acessada no site do evento.
Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas