No ar, o primeiro evento da série UFMG Talks
Política de cotas, venda de kits de análise de DNA, escritores negros, cortes na Educação e na Pesquisa, entre outros temas, estiveram na pauta da edição de estreia do programa
Demorou um pouco mais do que o previsto (a ideia era a disponibilização do vídeo na quarta-feira, 12), mas já está “no ar” o primeiro programa da série UFMG Talks. Inspirado no formato TED, a inciativa coloca a ciência no centro do debate. O tema da primeira edição foi Quem somos nós, os brasileiros?, discutido sob o olhar da genética e da literatura. Os convidados foram os professores e pesquisadores Sérgio Pena e Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG.
Professor da UFMG no Departamento de Bioquímica e Imunologia, Pena apresentou ao público dados de sua pesquisa sobre o DNA dos brasileiros. Sandra Goulart Almeida, professora na Instituição pela Faculdade de Letras, analisou, com base no livro O povo brasileiro (1995), de Darci Ribeiro, a trajetória histórica das três matrizes étnicas brasileiras: o índio, o colonizador europeu e o negro africano.
Ao final das apresentações, os pesquisadores responderam a perguntas do público, enviadas por um número de WhatsApp. A variedade temática marcou a tônica das indagações: da política de cotas à venda de kits de análise de DNA, que calculam os percentuais de ancestralidade. A produção do programa audiovisual é da TV UFMG.
Para colocar na agenda
Uma vez por mês, o teatro principal do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, transforma-se no palco da ciência e da pesquisa. A proposta do UFMG Talks é trazer para o público, em linguagem acessível, apresentações gratuitas sobre um tema sempre discutido por dois pesquisadores.
A segunda edição do UFMG Talks será no dia 10 de julho e terá como tema a Nanotecnologia, discutida pelos professores Ado Jorio, do departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e Silvia Guatimosim, do departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). No dia 5 de agosto, o tema será Inteligência Artificial, e os convidados são os professores Nívio Ziviane, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), que também faz parte do ICEx, e Eduardo Albuquerque, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).
UFMG Talks é um projeto da Pró-reitoria de Pesquisa em parceria com o Centro de Comunicação da Universidade. A iniciativa, ação conjunta entre a UFMG e o Banco do Brasil, conta, ainda, com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).